Ensino de inglês e pesquisa

Spoiler alert: Ensinar, ser professor, NÃO é uma atividade que você exerce depois de fazer um curso TEFL de 25 horas ou de um mês, obtendo pouco conhecimento sobre a língua, como ela funciona ou como ela deve ser ensinada e aprendida. Esse fato é igualmente válido para aquele ‘teacher’ cuja ‘qualificação’ é ter apenas morado no exterior.

Sou licenciado em inglês e bacharel em linguística (2005). Obtive o título de mestre em linguística teórica em 2010. Em 2014, obtive o título de doutor em linguística aplicada. Essa trajetória acadêmica foi realizada na Universidade Federal de Minas Gerais. Além do ensino de inglês, interesso-me pela aplicação de tecnologias digitais e on-line no ensino e aprendizagem desse idioma. Por isso mesmo, utilizo recursos on-line para enriquecer minhas aulas presenciais. A modalidade de ensino a distância veio para ficar, mas há muito ainda que se fazer, estudar e aprimorar para que ela se torne um meio tão eficaz e vantajoso quanto a modalidade de aulas presenciais. Nesta página, publico links para meus trabalhos relacionados ao ensino de inglês e à pesquisa.


LIMA, Luciano Alves. Tutoria automatizada em ambiente de ensino virtual.

Palavras chave: ensino on-line, tutoria automatizada, agentes conversacionais, Sistemas Adaptativos Complexos.

Editora: Novas Edições Acadêmicas.
Número de páginas:136 Publicado em:2016-03-08

No Amazon site em: http://amzn.to/1qEJs26

Website: https://www.nea-edicoes.com


LIMA, Luciano Alves. Anáforas nominais por sinonímia e por associação no PB: um estudo de leitura auto-cadenciada da correferência. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 2010.