Apresentação


      TopSkills English Studio

Professores de inglês – Hello! Ensinamos a língua inglesa há mais de 20 anos. Somos professores com experiência em diversos cursos especializados e escolas regulares, incluindo cursos universitários. Nossa atuação docente abrange cursos para crianças, adolescentes e adultos, o que nos proporciona contato com vários métodos e abordagens sobre ensino e aquisição de um idioma estrangeiro. Possuímos certificações e especializações internacionais. Somos doutores em linguística, mestre em linguística e graduados em inglês.


Por que TopSkills? Porque você aprende eficazmente quando recebe um ensino que valoriza suas habilidades (skills) mais elevadas (top): 1) o seu conhecimento de mundo, 2) a sua experiência, 3) a sua língua nativa e 4) a sua capacidade de assimilar novas culturas. Para isso, são utilizados materiais dinâmicos de renomadas universidades além de materiais próprios, incluindo conteúdo on-line específico e complementar. Enfim, o ensino TopSkills é para aqueles que querem usar e dominar o idioma eficazmente para fins sociais (ESLEnglish as a Second Language), profissionais e acadêmicos (EAP – English for Academic Purposes). Por essa razão, usamos como síntese dessa proposta a expressão ‘Inglês como Sua segunda língua’.


Qual método? Utilizamos abordagens funcionais. Toda língua humana é melhor assimilada e produzida (aquisição) se o ensino e a aprendizagem ocorrem em contextos práticos (ex.: apresentar-se em uma reunião, festa ou encontro, fazer pedidos, fazer ofertas, pedir desculpas etc.). Isto é, ouvir, falar, ler e escrever devem ocorrer em contextos comunicativos.

Além disso, incluímos assuntos atuais e atividades variadas nas aulas.

Na TopSkills, o design das aulas (métodos) leva em consideração 1) as necessidades pontuais do(s) aluno(s), 2) seus objetivos e 3) as oportunidades de expressão espontâneas, de resolução de situações comunicativas alinhadas ao momento em que ocorrem. Essa visão está amparada em amplos estudos e pesquisas sobre a abordagem comunicativa.

Técnicas tais como trabalho em par, em grupo e de simulações são aplicadas, tornando os momentos de comunicação autênticos e eficazes. Já a realização dessa dinâmica requer procedimentos bem delineados para garantir o desenvolvimento eficaz de todas as habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever em inglês.

Em suma, na TopSkills, você não é levado a apenas cumprir esse ou aquele método, essa ou aquela rotina de estudo que prometem resultados rápidos, mas que na prática apenas tornam o aluno um repetidor autômato sem capacidade de se expressar espontaneamente.

Dominar um segundo idioma é vivenciar e expressar-se na língua da forma mais natural possível (pragmática) transmitindo seu pensamento e gerando uma comunicação efetiva. Para alcançar todos esses objetivos, a formação, o preparo, a experiência e o domínio pedagógico do professor são fundamentais.

Abordagem funcional:


Gerar comunicação colaborativa, fazendo os falantes observar e levantar hipóteses

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Focalizar na estrutura, no vocabulário e explorar seus usos e significados

⇓⇑

Contemplar áreas de interesse/necessidades para gerar conversação autêntica

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Usar a linguagem emergente, seja do material, seja dos alunos para aprendizagem


Estrutura do curso de inglês — A tabela 1 mostra as correlações entre os níveis oferecidos pela TopSkills e os níveis de proficiência em inglês segundo alguns padrões internacionais.

Nível

CEFR [A]

Nível
TopSkills
ACTFL1 Cambridge Exams IELTS2  (Aproximado) TOEFL3 iBT[B]

(Aproximado)

Material didático básico
A1 Beginner

 

Elementary I

Novice

(Low/Mid/High)

1

 

2

0 – 18

 

19 – 29

AEF 1ª [C]

 

AEF 1B

A2 Elementary II

 

Pre Intermediate

Intermediate (Low/Mid/High) Cambridge English: Key (KET)

 

3

 

4

30 – 40

 

41 – 52

AEF 2A

 

AEF 2B

B1 Intermediate I

 

 

Intermediate II

Advanced Low

 

 

Cambridge English Preliminary (PET)

 

4.5-5.0

 

 

5.0-5.5

53 – 58

 

 

59-64

AEF 3A

 

 

AEF 3B

B2 Upper Intermediate

 

Pre Advanced

Advanced Mid

 

 

BEC4 Vantage

 

Cambridge English: First FCE5

5.5-6.0

 

 

6.0-6.5

65 – 78

 

 

79 – 85

AEF 4A

 

 

AEF 4B

C1 Advanced I

 

 

Advanced II

 

 

Advanced High

 

BEC Higher

 

 

CAE6

6.5-7.0

 

 

7.0-7.5

86-95

 

 

96-105

AEF 5A

 

 

AEF 5B

C2 Proficiency I

 

 

Proficiency II

Superior  

 

 

CPE7

7.5-8.0

 

 

8.0-9.0

106-110

 

 

111-120

Tabela 1: correlações entre os níveis de proficiência em inglês esperado em diversos padrões internacionais de aferição.

[A] Nível CEFR  = Common European Framework of Reference for Languages ou

Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

[B] iBT = internet Based Test. Versão on-line e mais utilizada do exame TOEFL.

[C] Livro didático base adotado pela TopSkills:

                     AMERICAN ENGLISH FILE 1A MULTIPK WITH ONLINE PRACTICE AND ICHECKER – 2ND ED                     Autor: LATHAM-KOENIG, CHRISTINA       Editora: OXFORD UNIVERSITY

ISBN 10: 0194776220 – ISBN 13: 9780194776226

O código 1A acima corresponde ao nível TopSkills beginner. Para o nível TopSkills Elementary I, utiliza-se o AMERICAN ENGLISH FILE 1B e sucessivamente os livros 2A, 2B, 3A (…).
As quantidades de horas estimadas como necessárias para se obter cada nível do padrão CEFR são:

A2 180–200                  B1 350–400        B2 500–600           C1 700–800         C2 1.000–1.200


Legendas usadas nesta apresentação:

1 ACTFL – American Council on the Teaching of Foreign Languages: um guia de proficiência em inglês. É a versão Americana do CEFR. (https://www.actfl.org/)

2 IELTS – International English Language Testing System: teste para medir a habilidade linguística de candidatos a emprego ou estudos na Inglaterra e outros países. (https://www.ielts.org/)

3 TOEFL – Test of English as a Foreign Language: teste de inglês para medir a proficiência de uso dessa língua no ambiente acadêmico.

4 BEC – Business English Certificates: testes de inglês para o mundo dos negócios.

5 FCE – First Certificate in English: teste de inglês geral para falantes no nível intermediário/pré-avançado.

6 CAE – Cambridge English Advanced: teste de inglês geral para falantes de inglês no nível avançado.

7 CPE – Cambridge English Proficiency: teste de inglês geral para falantes de inglês no nível proficiente.

Outros testes internacionais:

TOEIC – Test of English for International Communication: teste de inglês voltado para o ambiente de trabalho em geral <https://www.ets.org/toeic>.

BULATS – BUSINESS LANGUAGE TESTING SERVICE. http://www.bulats.org/ (Cambridge English)

GMAT – Graduate Management Admission Test. http://www.mba.com/global

GRE – Graduate Records Examinations: teste específico para um mestrado profissional em áreas como finanças, economia, políticas públicas e relações internacionais.

Observação: as correlações entre os níveis TopSkills e os padrões internacionais apresentados na tabela 1 indicam um domínio da língua inglesa equivalente à proficiência esperada em cada um desses níveis e padrões. Isso não significa, entretanto, que o falante está preparado para realizar esses exames, que possuem formatos e meios de aferição específicos e diferentes entre si. Um treinamento específico e adequado é necessário para satisfazer as condições em que são aplicados cada modelo de exame.

Referências:

CEFR – disponível em http://bit.ly/2h9jOAU  (Acessado em abril/2017).

American English File – disponível em http://bit.ly/1TB23rH  (Acessado em abril/2017).

Breen, M., 2001, ‘Syllabus design’, in Carter, R.& Nunan, D. (eds.) The Cambridge Guide to Teaching English to Speakers of Other Languages, CUP, p. 154.

Richards, J.& Schmidt, R. 2002 Longman Dictionary of Language Teaching And Applied Linguistics (3rd edition) Longman, p.422.