Blended classrooms

Na TopSkills, o ensino e aprendizagem de inglês é feito na modalidade blended Learning. Isto é, além das aulas presenciais, os alunos TopSkills contam com recursos on-line para realizar atividades, praticar a língua inglesa e, claro, manter uma interação permanente com professores e colegas. As atividades e recursos estão disponíveis em: http://topskills.com.br/elllu/ 

Blended Learning na prática

ID-10077216
Image courtesy of Master isolated images at FreeDigitalPhotos.net

Em português, essa expressão pode ser traduzida como ‘Aprendizagem Híbrida’. Trata-se da combinação da modalidade de ensino e aprendizagem  presencial com a modalidade on-line. Isso significa, na maioria dos casos, o uso da Internet para propiciar experiências de aprendizagem mais personalizadas. Isto é, o aluno assume mais controle sobre o tempo, o lugar e as possíveis trajetórias de seu aprendizado.

O termo blended pode ser traduzido para o português como ‘mesclado, misturado’ e, por isso mesmo, é usado na educação para indicar que há uma mesclagem de momentos de estudo presencial com momentos de estudo on-line. Além de maior autonomia para o aluno, espera-se, nesse modelo, uma maior interação entre o aprendiz, seu(ua) professor(a) e demais colegas.

ID-100274763
Image courtesy of Boians Cho Joo Young at FreeDigitalPhotos.net

A realização de projetos e atividades colaborativas são comuns nesse tipo de abordagem, pois esses tipos de tarefas são condizentes com uma educação mais autônoma, mais personalizada e ao mesmo tempo mais colaborativa.

Há várias formas de se implementar o ensino híbrido.  Algumas delas já estão sendo devidamente estudadas e categorizadas.

Rotaçãonesse modelo, há uma alternância dos alunos e do professor nas modalidades on-line e presencial. Isto é, enquanto um grupo está trabalhando na plataforma on-line outro grupo trabalha presencialmente em turma ou pequenos grupos. Uma submodalidade é a rotação individualizada em que cada aluno tem um conjunto de tarefas específicas e não precisa alternar entre on-line e presencial de acordo com seu próprio desenvolvimento. O professor, no caso, acompanha e define um calendário personalizado para o aluno.

Flex – neste modelo, a plataforma on-line é muito utilizada para atendimento aos alunos em suas dúvidas, questões ou ajudas necessárias. Por exemplo, professores fornecem conteúdos diariamente, diminuindo a necessidade de contatos presenciais.

Laboratório on-lineo estudante tem acesso ao conteúdo completo do curso em um lugar físico da escola (ex. o laboratório de informática). Dessa forma, os alunos podem estudar fora das aulas presenciais, também.

A La Carte trata-se de dar opções ao aluno para cursar disciplinas on-line ou presencialmente. Dessa forma, o estudante pode montar sua grade de horários pelas escolhas que ele faz.

Modelo virtual enriquecido os alunos têm encontros presenciais inicialmente e depois continuam o curso na modalidade on-line.